quinta-feira, 2 de maio de 2019

ÁLBUMS DA BANDA RAINBOW

 




Ritchie Blackmore's Rainbow é o álbum de estreia lançado pela banda Rainbow. Neste as canções são marcadas pelo estilo característico do guitarrista e fundador da banda Ritchie Blackmore combinado com o ótimo vocal de Ronnie James Dio. A faixa de abertura "Man on the Silver Mountain" resume muito bem a musicalidade da banda, começando com um riff de guitarra que depois é seguido pela entrada dos demais instrumentos e o vocal. As letras do álbum são predominantemente de temática fantástica, falando de reis, castelos e entidades místicas. As canções "Black Sheep Of The Family" e "Still I'm Sad" são covers das bandas Quatermass e Yardbirds respectivamente.




 



Rising (também conhecido como Rainbow Rising) é o segundo álbum de estúdio do Rainbow lançado em 1976. O fundador Ritchie Blackmore reteve o vocalista Ronnie James Dio da formação do álbum anterior e recrutou o tecladista Tony Carey, o baixista Jimmy Bain e o baterista Cozy Powell para formar a banda. Gravado em Munique em menos de um mês, o álbum foi supervisionado pelo engenheiro e produtor do Deep Purple, Martin Birch. O álbum foi remasterizado e relançado em CD em 1999.
Na edição #4 da revista Kerrang!, Rising foi votado como o melhor álbum de todos os tempos. Em 2017, foi eleito o 48º melhor álbum de metal de todos os tempos pela revista Rolling Stone.





 




Long Live Rock 'n' Roll é o terceiro álbum de estúdio lançado em 1978 pelo Rainbow e o último a contar com Ronnie James Dio. Embora Bob Daisley e David Stone estejam listados nos créditos do álbum, só aparecem creditados em um par de faixas. (Stone escreveu partes da "Gates of Babylon", mas nunca foi creditado). Blackmore tocou a maioria das partes do baixo sozinho para o álbum. "Kill The King" já abria shows de Rainbow desde meados de 1976. A música apareceu pela primeira vez no álbum ao vivo On Stage em 1977.
Long Live Rock ' n' Roll foi remasterizado em CD para o mercado norte-americano em abril de 1999, com a versão europeia seguindo posteriormente. A versão americana tinha um livreto, que correspondia à capa original do vinil para todos os mercados.
Nos concertos ao vivo de 1977-78 a faixa-título e "Kill the King" foram às únicas músicas executadas, apesar de "LA Connection" ter aparecido algumas vezes na turnê pelos Estados Unidos antes de ser descartada do conjunto.
Em Junho de 2009, um livro do tamanho de um CD sobre a produção do álbum foi lançado na série "Rock Landmarks" chamado "Long Live Rock N' Roll Story" , escrita por Rainbow, Blackmore e o “expert” Jerry Bloom.
Em 12 de abril de 2012 uma versão do foi lançado nos EUA como parte do Record Store Day 2012. Hoje em dia tanto o álbum como a faixa-título são clássicos absolutos do rock/metal.







Resultado de imagem para album Down to Earth  



Down to Earth é o quarto álbum de estúdio do Rainbow, lançado em 1979.
Após a turné de 77; 78, de onde foi tirado o Rainbow Live in Munich 1977, registro ao vivo, a formação se desfaz e Ritchie dá início a novo projeto em parceria com Roger Glover, que resolve deixar de ser produtor e passa oficialmente a fazer parte como membro da banda. Da formação anterior somente o baterista Cozy Powell permanece até a metade da turné Down to Earth.
Para o lugar de Dio, entra Graham Bonnet,que apesar de não ser um frontman a altura do seu antecessor os registros em estúdio deixam claro sua excelência em termos vocais, no baixo Roger Glover, nos teclados, o muito superior a David Stone, Don Airey. O disco projeta a banda às paradas de sucesso nas rádios FM, na América, mercado quase que fechado para a banda e a consolida na Europa e Japão como uma das mais populares do rock pesado.
As composições do disco, além de produzido por Roger Glover, são também assinadas, em sua maioria por Glover e Blackmore, sendo que a faixa Since You Been Gone, grande sucesso comercial da banda, é de autoria de Russ Ballard, e Lost in Hollywood, parceria da dupla e Cozy Powell.
Bonnet, apesar de parecer não ter tanta voz ao vivo, nas faixas de estúdio dá show de interpretação em canções como Lost in Hollywood, Eyes of the World e Love´s no Friend. O disco é um pouco diferente dos anteriores em que o lado clássico das composições eram mais fortes e mais longas as músicas. Cozy se adapta ao estilo mais rock´n´roll de Glover e se torna mais econômico em sua levada, menos grandioso, por assim dizermos. Os teclados de Airey são precisos e na dose certa, tendo Eyes of the World como o lado sombrio do disco, com uma introdução tétrica e arranjos progressivos.












Resultado de imagem para album Difficult to Cure
 


Difficult to Cure é o quinto álbum de estúdio lançado pelo Rainbow, em 1981, e marcou uma nova comercialização do som da banda. Em uma entrevista ao Sounds (25 jul 1981), um jornal de música britânico, Blackmore declararou abertamente o seu agrado pelo Foreigner e o antigo vocalista Ronnie James Dio fez referência a este período do Rainbow como "Foreigner Júnior". No entanto, é um popular álbum com muitos fãs, apesar de ter sido marcadamente diferente em relação aos álbuns que o precedeu.
A composição de material para o álbum foi iniciada com Graham Bonnet ainda na banda, e ele chegou a gravar "I Surrender". Turner foi recrutado e cantou sobre bases já concluídas. Em uma entrevista para a revista britânica de rock Kerrang! em 1982, Turner declarou que, por isso, ele estava cantando em tons mais altos do que ele faria normalmente (e faria posteriormente).
A capa é de concepção da Hipgnosis, embora não tenha sido feita especificamente para este álbum. Ela já tinha sido apresentado como uma opção de capa para o álbum do Black Sabbath de 1978, Never Say Die!.
Uma reedição em CD remasterizado foi lançada em maio de 1999, com a duplicação da embalagem original do vinil.
Jealous Lover, a primeira faixa escrita por Turner e Blackmore, foi o lado B inédito para o single Can't Happen Here.
Este é o único álbum do Rainbow a contar em sua line-up com 4 membros antigos ou futuros do Deep Purple. O guitarrista Ritchie Blackmore foi um membro fundador do Deep Purple, Roger Glover entrou como baixista em 1969, Joe Lynn Turner mais tarde tornou-se vocalista em 1989, e Don Airey substituiu como tecladista Jon Lord em 2002. No entanto, os quatro nunca tocaram no Deep Purple ao mesmo tempo.







Resultado de imagem para album Straight Between the Eyes   


 Straight Between the Eyes é o sexto álbum de estúdio da banda de rock britânica Rainbow lançado em 1982. Um CD remasterizado duplicando a versão original em vinil foi lançada em maio de 1999.











Resultado de imagem para album Bent Out of Shape   



Bent Out of Shape foi o sétimo e último álbum de estúdio lançado pelo Rainbow antes que Ritchie Blackmore e Roger Glover tomassem parte na reformação do Deep Purple. Foi lançado originalmente em 1983 em LP e cassete. A primeira versão em CD foi lançado depois de longas edições, em comparação com a versão em vinil. Foi gravado na Sweet Silence Studio, Copenhague em aproximadamente 7 semanas.













Resultado de imagem para album Stranger in Us All  



Stranger in Us All é um álbum de 1995 do então reformado Rainbow, com Ritchie Blackmore tocando junto a músicos pouco conhecidos. Blackmore montou este grupo em 1994 com vistas a lançar um álbum solo, mas devido a pressões da gravadora BMG, o álbum saiu sob o nome do Rainbow. A formação da banda durou somente até a gravação, já que logo depois do lançamento do álbum Blackmore decidiu mudar seu estilo e formar o Blackmore's Night com sua companheira Candice Night. Desta forma, Stranger in Us All é o último registro de hard rock de Ritchie Blackmore.
Lançado em meados da década de 1990, o álbum fez pouco sucesso no mercado, que estava dominado pelo grunge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE O ÁLBUM ( DEEP PURPLE )

COMENTE O ÁLBUM ( DEEP PURPLE ) BANDA :  DEEP PURPLE ·        A HISTÓRIA ·        A BIOGRAFIA ·        A DISTORÇÃO MODO ESPAC...